Total de visitas: 202
Total de visitas: 202
Massa para bolos festivos
Massa para bolos festivosAs massas para bolos mais usadas para bolos festivos são quatro, tendo elas características muito parecidas como a textura fofa e suave:
Massa genovesa
Existem várias massas para a confeção de bolos festivos sendo a massa Genovesa a mais utilizada para a realização dos mesmos.
Todos os bolos festivos podem ser feitos com qualquer massa para bolo, a massa genovesa tem como diferenciação a sua textura fofa e leve.
A massa genovesa é conhecida por ser das massas com menos ingredientes, é apenas confecionada som os seguintes ingredientes: ovos, farinha, açúcar, manteiga e sal.
É um bolo da família dos "bolos esponjosos", tal como o pão de ló.
A proporção dos ingredientes principais da genoise é semelhante ao bolo pão de ló. Entretanto, devido à adição de manteiga, a massa do genoise é mais rica.
As porções desta receita são de 43% de ovos, 23% de farinha, 23% de açúcar e 7% de manteiga, o que produz uma massa média, adocicada e húmida, ideal para ser utilizada no preparo de bolos que irão receber recheios e caldas.
A mesma é muito versátil podendo ser usada para qualquer tipo de bolo, como um bolo festivo com creme, recheio, fruta, ou então como um simples bolo para o lanche para acompanhar um chá.
Massa amanteigada
A massa amanteigada é uma massa para a realização de bolos de casamentos de andares e cobertos de fondant.
Esta massa é capaz de suportar a pasta de açúcar. É uma massa bem, estruturada, confecionada com manteiga como o nome diz. Este tipo de massa permite adicionar frutos secos como castanhas, nozes amêndoas etc., sem que afundem na massa pois ao contrário das outras é uma massa mais pesada. É também um, bolo húmido. É uma massa macia, que não convém ser refrigerada no frigorífico, pois pela sua manteiga se estiver demasiado fria pode ficar com uma textura demasiado firme.
Pão De Ló
O pão de ló é uma das massas mais conhecidas e utilizadas na pastelaria, por causa do seu sabor e textura leve, esta massa é conhecida pela não utilização de fermento nem de nenhuma levedura, mas devido à ausência da levedura são usadas grandes quantidades de ovos que dão o volume fofo à massa. O pão de ló foi criado há 1700 anos quando um cozinheiro genovês Giobata carbona, foi enviado a Espanha por ocasião de um banquete, com um bolo extra leve que foi designado por Pan di spagna em homenagem à corte espanhola.
Chiffon
Esta massa é diferente porque na fase final da sua confeção as claras são batidas em neve. Tem também óleo, fazendo assim garantir que ele fique mais estruturado e mais húmido. O chiffon suporta temperaturas mais baixas sem que isso altere a qualidade da massa, recheios gelados e coberturas como a ganache ou até mesmo a pasta de açúcar são boas para aumentar o sabor da massa.