Total de visitas: 196
Total de visitas: 196
Tipos de cremes e coberturas na pastelaria
Tipos de cremes e coberturas na pastelariaGanache de chocolate
É um creme liso, suave que se elabora a partir de chocolate negro, natas, manteiga e a vagem de baunilha que se torna opcional. Consiste em derreter o chocolate em banho maria, ferver as natas, assim que fervidas verter para o chocolate cinco vezes. No final, adicionar a manteiga em pequenas porções.
Creme de Manteiga
O creme de manteiga é um creme onde a manteiga é a rainha deste creme. Existem muitas formas de fazer este creme. Normalmente, começa-se por bater manteiga com o leite e depois adiciona-se o açúcar pouco a pouco até ficar uma consistência firme.
Creme pasteleiro
Este creme é um dos mais conhecidos, sendo assim os seus ingredientes de eleição são os ovos, o leite, a farinha a baunilha. Começar por ferver o leite com a vagem de baunilha. À parte, misturar o leite frio com a farinha e juntar ao leite já fervido. Levar ao lume até ganhar a consistência perfeita de um creme, quando estiver morno verter as gemas e envolver bem.
Creme de ovos
O creme de ovos é o creme mais usado na pastelaria seja para bolos festivos ou mesmo para doces conventuais. Este creme consiste em fazer uma calda de açúcar, até atingir o ponto pérola. De seguida, colocar as gemas numa taça já batidas, adicionar a calda em fio e levar ao lume até ficar cremoso.
Creme chantilly
Este creme é um creme muito versátil, sendo confecionados com os dois ingredientes: a nata fresca e o açúcar. Bater as natas em castelo até ficarem firmes. Assim que estiverem a ficar nessa consistência colocar o açúcar e bater até ficarem em chantilly.
Creme Mascarpone
O creme mascarpone é um creme conhecido por levar um tipo de queijo, muito utilizado na confeção do tiramissu, uma sobremesa de origem italiana. O creme é frequentemente aplicado como recheio ou como cobertura de vários bolos sendo o mais conhecido o Red Velvet. Este creme confeciona-se com mascarpone, açúcar e natas. Para se confecionar este creme deve-se bater a mascarpone e logo de seguida o açúcar. Depois do creme ficar homogéneo, verter as natas em fio até ficar um creme consistente.
Creme Inglês
O creme inglês é confecionado com gemas de ovos, açúcar leite quente, normalmente já misturado com a baunilha. É, geralmente, utilizado para rechear bolos, juntamente com frutas. É confecionado da seguinte forma: colocar o leite a ferver com a vagem de baunilha ou o aroma, numa tigela adicionar as gemas e o açúcar e bater com umas varas até ficar tudo bem incorporado. De seguida, adicionar o leite fervido ao preparado anterior. Voltar a colocar ao lume até engrossar sem passar dos 80º. Por fim, passar por um chinês e reservar.
Creme Russo
Este creme é utilizado em bolos de aniversário, normalmente para quem não quer um creme tão doce. Este creme é preparado com os seguintes ingredientes: manteiga amido de milho, leite, gemas de ovos. Num tacho, adicionar o leite, o açúcar, o amido de milho e as gemas de ovo, e envolver muito bem com um fouet. Colocar o preparado ao lume e envolver bem até começar a ficar espesso. Assim que obter essa consistência adicionar a manteiga, e envolver até dissolver em creme.
Lemon curd
Lemon Curd é um creme de limão muito popular na Inglaterra. Pode se comer sem guarnição, mas também pode ser utilizado para rechear ou cobrir bolos, macarrons e biscoitos. É confecionado apenas com cinco ingredientes, sendo eles limão, ovos, açúcar amido de milho e manteiga. Para se obter este creme deve se misturar os ovos, o açúcar e o amido de milho. Juntar o sumo dos limões e as raspas.
Colocar ao lume até engrossar. Depois de ser retirado do lume, adicionar a manteiga e reservar.
Creme mousseline
A mousseline é um creme parecido ao creme pasteleiro, mas com a introdução da manteiga. É utilizado na confeção de receitas francesas, como o Paris-Brest. Este creme é também utilizado para rechear éclairs.
É um creme volumoso devido à adição de manteiga. Ao ser batido este fica mais areado.
Os seus ingredientes de eleição são o açúcar, o leite, as gemas de ovos, a amido de milho, a manteiga e a baunilha. A sua confeção é da seguinte forma: separar cerca de metade da manteiga e deixar à temperatura ambiente. Num tacho, colocar o leite e a baunilha até ferver. À parte, bater as gemas com o açúcar até clarear. Quando o leite estiver fervido, verter em fio para o preparado anterior, e colocar novamente ao lume até engrossar. Retirar, juntar parte da manteiga e deixar à temperatura ambiente.
Quando se utilizar o creme, bater novamente, e juntar o resto da manteiga.
Creme Diplomata
Este creme é confecionado com os seguintes ingredientes: gemas de ovos, açúcar, leite, baunilha, nata, amido milho e gelatina.
Começa-se por colocar o leite e a baunilha até ferver. De seguida, misturar as gemas com o açúcar até clarear e ficar cremoso. De seguida, juntar o amido e misturar novamente. Verter o leite ao preparado anterior. Depois, misturar bem e levar ao lume e envolver bem. Colocar a gelatina a hidratar com água fria. Colocar o preparado já consistente numa taça e acrescentar as folhas de gelatina já hidratadas e misturar bem. Quando o creme atingir a temperatura ambiente, bater com a varinha mágica à parte e bater as natas até ficarem firmes. Assim que as natas estiverem como desejadas, juntar delicadamente os dois preparados.